Vinopoly

domingo, 2 de maio de 2010

Famosos Caprinos Sul-Africanos

Charles Back pode não produzir vinhos excepcionais, mas com certeza é um excepcional empresário e mais ainda um grande comunicador.

Ele trouxe para África do Sul várias uvas do Rhône e foi o primeiro a introduzir a Viognier.

Atualmente é dono de 4 vinícolas na região de Paarl: La Capra, Goatshed e Goats do Roam, todas controladas pela casa mãe Fairview, e para todas elas escolheu como símbolo uma cabra.

Cabras vivem nas propriedades das vinícolas do Charles Back fazendo a alegria dos visitantes e turistas. Ergueu a Goat Tower (torre das cabras) que se tornou mundialmente um símbolo distintivo dos vinhedos não só de Fairview, mas de Paarl e de todos os vinhedos sul-africanos.

Além disso, ele teve uma idéia de marketing tanto simpática quanto genial: para a línea de vinhos que estava produzindo em estilo mais francês, brincando com as palavras e com as pronúncias, colocou nomes no mínimo sugestivos.

Goats do Roam em inglês significa algo como cabras perambulantes, mas tem pronúncia muito aparecida ao francês Côtes du Rhône.

Mesmo discurso com o Bored Doe (corça entediada) que se pronuncia igual à Bordeaux, e por aí vai com Goat Door, Goat-Roti, Goats in Villages...

Os franceses tentaram de todas as maneiras proibir o uso destes nomes reclamando a denominação de origem, mas nada conseguiram, pois são escritos de forma diferente.

Charles Back praticamente revirou de cabeça pra baixo a imagem do vinho tradicionalmente austera, nobre e esnobe, tratando-a de forma divertida, usando personagens e bichos (fantástico também o The Goatfather do bode Dom Goatti que se refere ao Poderoso Chefão).

Falando dos vinhos, como já disse não são certamente memoráveis, mas são descomplicados e fácil de agradar.

Não sei se graças a isto ou graças ao marketing, fato é que os vinhos da Fairview se tornaram um sucesso mundial, particularmente a Goats do Roam, que é a marca de vinhos sul-africanos mais vendida nos EUA desde o ano 2000.

No próximo post a minha pessoal avaliação do Goats do Roam Red 2008.

Béééééé

 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...