Vinopoly

terça-feira, 15 de junho de 2010

Invasão de cangurus em Napoli

A lei e o clima estão mudando a geografia do vinho no mundo.

Quem diria Aglianico na Austrália? Pois é, graças à recente lei que na Itália liberou as uvas de exportação de restrições e graças ao aquecimento global, os australianos estão já cultivando a uva mais famosa do sul da Itália.

Cultivada principalmente na Campania e Basilicata (mas também em Puglia e Calábria) a uva Aglianico é capaz de produzir vinhos de incrível complexidade e profundidade como os grandes Taurasi que nos últimos anos estão liderando a classificação de vinhos italianos mais apreciados por entendedores do mundo inteiro.

Não a caso a uva é chamada de Nebbiolo do Sul e não a caso os australianos, que não são bobos, visaram o business e, logo que tiveram a oportunidade, se jogaram nesse novo empreendimento.

A primeira taça de Aglianico australiano foi enchida na adega da vinícola Pertaringa Wines e parece que esteja já dando grande satisfação aos proprietários: “A uva é realmente adequada às nossas condições climáticas quentes e secas e tolera bem o calor. Vindo do sul da Itália, mantém uma boa acidez, mesmo quando madura. "
E para os amantes do marketing lá vai o toque evocativo: “Quem bebe vinho está procurando por algo diferente, com um sabor único que lhe faça lembrar os lugares que visitou".

Entendeu? Porque se você viajou para Nápoli obviamente vai querer se lembrar daquelas sensações típicas lá em Sidney...! Ma per favore...!!!

Como o Aglianico vem da região da pizza, se recomenda harmonização com pizza de canguru (na foto acima).

Ninguém merece.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...