Vinopoly

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Champagne? Incline a taça e o mundo muda.



Outra descoberta que mudará o mundo. Um grupo de cientistas franceses comandado pelo professor Gerard Liger-Belair fez uma descoberta sensacional: o champagne tem que ser servido mantendo a taça inclinada, pois a posição influencia a quantidade de CO2 que irá permanecer no vidro. De fato no momento do serviço, a flute em posição vertical tende a perder muitas mais bolhinhas se comparada com uma taça inclinada de cerca de 45%; e é notório quanto sejam fundamentais as partículas de gás para uma bebida gasosa: está contida nelas boa parte do aroma e do gosto. A pesquisa foi publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

A pergunta que fica na cabeça de nós pobres ignorantes que servimos champagne com a taça em vertical é: quantas garrafas os professores tomaram antes de chegar a esta descoberta que vai mudar o destino do mundo? Quais Champagnes e safras? E, sobretudo, porque nunca nos chamam para serem cobaias nestes tipos de experiências?

5 comentários:

  1. Muuuiiito interessante!!!!!!!! Quase igual a servir cerveja sem espuma, não confundir com colarinho do chop que é benvindo.

    ResponderExcluir
  2. È verdade, Rosane.
    Que nem cerveja de trigo, que tem que ser servida assim...!
    Obrigado pela leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Melhor ainda com uma ótima companhia de quem ama e de amigos para compartilhar boas rolhas sendo sacadas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! é uma novidade mesmo. Costumo fazer assim com a cerveja (não gosto com muita espuma).
    Prometo experimentar esta grande novidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...