Vinopoly

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Surpresa: a uva mais plantada do mundo é...

Qual é a uva mais plantada do mundo?

Quem ia responder Cabernet Sauvignon está muito errado e vá logo de castigo atrás do quadro-negro.
Chardonnay, amplamente plantada ao redor do planeta? Nem perto.
Sangiovese, a uva mais plantada da Itália? Também não.
Syrah, bem presente no Velho e Novo Mundo? Peça perdão quem pensou nisso, fazendo 20 flexões e 30 abdominais.

Tá difícil, hein?

Bom, primeiramente vamos parabenizar quem pensou em Grenache ou Merlot: mesmo não tendo acertado, as duas castas francesas lutam para o segundo lugar, alternando-se a cada ano uma na frente da outra.

Mas então qual é esta fatídica uva mais plantada?

Bem, meus caros, vou desvelar o segredo, pois realmente não era fácil.

Trata-se da uva Airén.

Sei que pode soar estranho, e o nome parece mais de detergente para roupa que de uva, mas de acordo com a revista Decanter é a varietal mais plantada no mundo com 306.058 hectares.

É uma uva branca espanhola, típica das regiões de La Mancha (em foto) e Valdepeñas.

Esta história me parece um pouco como aquela do idioma mais falado do mundo que é o mandarin, pois mais de um bilhão de chineses o falam, mas é falado somente na China...Mas ou menos isso o que acontece com a Arién que é de fato plantada quase exclusivamente na Espanha aonde porém cobre mais de 1/3 da inteira área vinícola do País.

É de fácil cultivo, extremamente resistente, produz rendimentos elevados e de alta gradação alcoólica. Tradicionalmente, é usada como vinho base para Brandy, mas também para brancos secos e frequentemente em corte com o Tempranillo para o Clarete, tinto leve de cor clara e sabor frutado.

Quem adivinhou ganhou uma garrafa de aguardente de Airén, porém para ser retirada só pessoalmente lá em Valdepeñas entre as próximas 12 horas.


Um comentário:

  1. Você sempre surpreendendo com belas postagens. E pode acreditar, pensava que era a Cabernet Sauvignon, foi uma grande surpresa.
    Parabéns!

    Bom dia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...