Vinopoly

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que americano gosta é de vinho italiano

O site Wines&Vines publicou uma interessante matéria sobre o consumo de vinho dos americanos: especificamente a classificação dos rótulos acima de U$ 20,00 mais vendidos nos EUA:

Fiquei bastante surpreendido com o resultado, confiram a lista abaixo.

Quem diria hein? Em primeiro lugar, um italiano. E branco! E ainda de uma região pouco cultuada: Trentino-Alto Adige.

O que chamou a minha atenção é que no top 20 não figura nenhum País estrangeiro além da Itália. Mesmo sendo eles grandes importadores, não aparece na lista nada de Novo Mundo, mas, sobretudo, com minha grande surpresa, nada de França! Cadê os Champagnes que eles adoravam? E os Bordeaux e Borgonha?

Parafraseando o amigo e expert em vinhos californianos Claudio, “os americanos puxaram sardinha para brasa deles”. Com certeza a explicação destes dados é em parte devida ao nacionalismo deles e ao menor preço dos vinhos nacionais comparado com os importados, mas temos que admitir que os yankees estão produzindo ótimos vinhos de nível internacional.

E também que os consumidores americanos são a cada vez mais exigentes e competentes: eles não se deixam influenciar pelos nomes ou marcas, como demonstra o interessante dado de não ter na lista nenhum grande grupo tipo Constellation, Mondavi ou Ravenswood: a gigante Gallo consegue colocar uma própria marca somente no 10° lugar.

E apesar do grande marketing atual sobre Oregon, Washington e NY, eles não preferem nenhum vinho americano que não seja da Califórnia.

Enfim, se não estão ainda convencidos que o consumidor de vinho made in U.S.A. tem bom gosto, então basta olhar para o 1° lugar do ranking...


3 comentários:

  1. Consumidores assim fazem uma grande diferença...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esta notícia te deixou muito feliz, hem! Um brinde àqueles que não se deixam influenciar...

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Mario,

    Não estou tão desatualizado.

    Um abraço do alemdovinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...