Vinopoly

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estrela sem muito brilho

Como já disse eu não sou de guardar muito as minhas garrafas na adega, então resolvi abrir este vinho mesmo sendo ele capaz de envelhecer (e melhorar) até 30 anos. Mas estava me coçando já há cerca de um ano, não resisti e o abri sem arrependimento e sem nenhuma ocasião especial.

O mítico Amarone do Masi.

Há 6 gerações os vinhos de Masi são símbolo de excelência italiana. Empresa respeitada e cultuada no mundo, Masi é referência absoluta para o Amarone, pela qual fama é certamente responsável por ter inovado nas técnicas de vinificação.

Este Amarone della Valpolicella Clássico Costasera é produzido com um corte de uvas típicas do Veneto: Corvina, Rondinella e Molinara. As uvas são passificadas por 3-4 meses, perdendo assim cerca de 35% do peso e concentrando os açúcares. E somente a Corvina é atacada pelo fungo Botrytis (podridão nobre). Segue fermentação e afinamento em barricas de carvalho por 24 meses, e no mínimo mais 4 meses em garrafa antes de ser colocado à venda.

O resultado é um vinho de grande complexidade e estrutura.

Como era ainda uma criançinha (2006) o decantei por quase uma hora e foi devagar entregando aromas de fruta madura - cereja sobre todas – tabaco e café. Bom equilíbrio na boca e final longo.

Mas (por que tem sempre um mas?) não me empolgou. É um ótimo vinho, porém com o seu currículo sinceramente esperava algo mais.

Em minha modesta opinião não vale o preço cobrado (R$ 250): já bebi Amarones mais baratos que me deixaram mais satisfeito.

Voto gringo: 7½,

Vinho: Amarone della Valpolicella Clássico – Costasera
Safra: 2006
Produtor: Masi
País: Itália
Região: Veneto
Uvas: 70% Corvina, 25% Rondinella, 5% Molinara
Teor Alcoólico: 14,75%
Importadora: Mistral
Custo médio: R$ 250,00

2 comentários:

  1. 1. Entre os 5 Amarone da Masi Agricola, este é o unico que tem casi 10% da uva Oseleta, neste caso legeiramente appassita.
    2. Um Amarone com muito brilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Não encontrei esta informação da Oseleta nem na ficha técnica do site oficial, mas não vou discordar de você, que talvez trabalha para o Masi.
      2. Questão subjetiva, evidentemente.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...