Vinopoly

sábado, 20 de novembro de 2010

As borbulhas do desejo

Esta semana teve uma ocasião especial para comemorar (o aniversário da minha linda!) então não pude deixar de abrir esta garrafa de Veuve Clicquot.

Estamos falando simplesmente da mais valiosa marca do mundo do vinho. Isso não significa que seja necessariamente a melhor (e de fato não é), mas somente que é a marca líder em relação ao que no marketing se chama de Top Of Mind: o primeiro rótulo que vem na mente dos consumidores falando em champagne é este laranjinha da viúva Ponsardin. Isso graças também a uma campanha de marketing que amplia a gama de produtos ligados à marca que vão de toalha de praia até geladeira, passando por bolsas, carteiras, guarda-chuvas e uma infinidade de outros gadgets.

Mas obviamente junto a isso vem a qualidade indiscutível do vinho. Como disse, tem vários champagnes melhores (pra mim o Krug é insuperável), mas certamente não tenho como falar mal deste excelente rótulo, que entre os tops tem um preço mais “interessante” (notar as aspas). Inclusive, como vimos, é o vinho mais antigo do mundo (Veja abaixo o vídeo da degustação oficial do vinho submerso por 200 anos).

Este Brut é um corte de Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier (estrutura, elegança e redondeza), vindo de 50-60 crus diferentes da área de Reims.

Logo aberta já da garrafa sobe uma explosão de aromas de pão tostado. No copo tem um perlage fino e persistente que traz mais aromas de baunilha, de pêra e nozes. Sensação repetida no palato, onde, como diriam os anglófonos, é mouth-filling, de muito volume e profundidade, grande cremosidade e final longuíssimo.

Voto gringo: 8

Vinho: Brut Yellow Label
Safra: non millésimés
Produtor: Veuve Clicquot Ponsardin
País: França
Região: Reims- Champagne
Uvas: Pinot Noir (50-55%) Chardonnay (28-33%) Pinot Meunier (15-20%)
Teor Alcoólico: 13%
Importadora: Veuve Clicquot do Brasil
Custo médio: R$ 190,00

Um comentário:

  1. Bravo!!! já bebi e adorei. Para momentos "especiais" vale a compra.

    Um bom domingo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...