Vinopoly

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O futuro é de plástica?

Imagine estar em um restaurante: você olha a carta de vinhos e escolhe a sua garrafa. Em seguida chega o sommelier que te mostra o rótulo escolhido e você nota que a garrafa é de plástico. Qual a sua reação?

a) Que horror!
b) Uhm...deixa ver.
c) Puxa, que idéia genial!

A proposta de usar a plástica para garrafa de vinhos vai dividir o mundo do vinho para os próximos anos. Obviamente não estou me referindo aos vinhos de mesa “suave” (ou de garrafão) comuns aqui no Brasil, mas aos vinhos finos.

Voltamos à questão ambiental (e econômica), assim como vimos para o screw-cap.
E também neste caso, a Austrália, que não está nem aí com tradição e história (pois não tem), é pioneira neste tipo de experiência. A Wolf Blass do Foster’s Group lançou no ano passado o Green Label Chardonnay e o Green Label Shiraz (ambos vinhos premium) em garrafa PET, alegando que é reciclável, pesa 36% a menos do que uma de vidro e comporta até 29% a menos de emissões carbônicas no transporte.

Será que podemos já afirmar que está acontecendo uma outra revolução no mundo do vinho?
Somente o tempo vai dizer.

Pessoalmente ainda estou do lado do vidro, afinal é reciclável também, não é? Mas posso concordar em usos específicos como, por exemplo, em eventos ao ar livre, para ser servido durante uma viagem (em avião ou trem) ou para catering informal.

O que vocês acham?

2 comentários:

  1. Tirando a sua sinceridade, em falar carinhosamente da tradição e da história da Austrália, que me causou naturalmente risos (me perdoem os politicamente corretos!!), eu achei chocante o post, porque imaginar um bom vinho em garrafa plástica é ainda desagradável e brochante. E, sinceramente também, levando em conta que a maior parte dos vinhos tintos de hoje são para serem tomados em no máximo 6 anos e os brancos, em bem menos tempo, não vejo problema, se ficasse confirmado que o polímero do plástico não modifica o sabor, o uso dessas tais garrafas supostamente mais ecológicas. O glamour, a história e a tradição ficarão no chinelo.
    O que vc me diz dessa opinião...?
    Um abraço e o seu blog está super-vitaminado de posts e dos bons nos últimos dias...
    Parabéns e obrigado também!

    ResponderExcluir
  2. Mario, obrigado mais uma vez pela sua visita e comentário.
    Fico feliz que vc entendeu o espírito do post (e do blog inteiro): sem querer ofender ninguém, a minha irreverência tenta puxar um sorriso do leitor, e obviamente incentivar ao pensamento e ao dialogo.
    O seu comentário é muito pertinente e realmente se for demonstrado que estas garrafas são aptas para vinho (apesar de muitos experts afirmarem o contrário), vou ter que engolir, assim como estou engolindo o screw-cap! :-)
    Espero pelo menos que assim baixe o preço...
    Muito obrigado pelos cumprimentos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...