Vinopoly

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O vinho sensação dos últimos tempos

Este é um vinho que conheço há bastante tempo e que é sem dúvida o vinho-sensação dos últimos tempos. Em todas as degustações e mesas onde foi servido ele deixou o público de queixo caído. Pessoas para as quais o recomendei  (no Brasil e na Itália) estão ainda me agradecendo e se tornaram “viciados”. E vários apaixonados e experts juram ser o melhor vinho que já provaram. A minha mulher, por exemplo, beberia só ele, todo dia, a vida inteira. Pessoalmente eu não chego a este limite, mas admito ser um vinho fantástico.





Vinho: Sessantanni Primitivo di Manduria D.O.C. / Luccarelli Old Wines
Safra: 2006
Produtor: Feudi San Marzano
País: Itália
Região: Puglia
Uvas: 100% Primitivo
Teor Alcoólico: 14,5%
Importadora: Casa Flora / World Wine
Custo médio: R$ 140,00



Não fiquem estranhando o duplo rótulo e a dupla importadora: ele é importado por 2 importadoras sobe nomes diferentes, mas é exatamente o mesmo vinho (truques comerciais).

Da área D.O.C. para uva Primitivo, ele procede de vinhedos selecionados com 60 anos de idade, matura em carvalho francês por 6 meses e para os amantes da crítica é considerado um dos melhores tintos da Itália pelo conceituado crítico Luca Maroni.

Geralmente não falo da cor, mas esta chama a atenção indo para uma linda violeta. No nariz ele entrega um bouquet de aromas de tabaco, café, tostado, sensação que se repete na boca, com a adição de fruta madura (cereja e amora) e cacau.

Um vinho complexo e profundo, de grande corpo e volume, muito equilíbrio, taninos sedosos e final persistente, levemente adocicado.

Podendo escolher eu recomendo a safra 2005 que achei superior a 2006. Não é um vinho barato, mas também não é tão caro considerando o beneficio proporcionado.

Tendo que encontrar um defeito eu diria que pelo final meio docinho não se presta para as minhas harmonizações favoritas, eu o considero mais um vinho de meditação, para se tomar sozinho.

Aliás, como o amigo e entendedor Sr. Martins sempre afirma: “este vinho é para se tomar rezando”.

Amém.

Voto gringo: 8

5 comentários:

  1. Fiquei curiosa, acho que vou me aventurar.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Realmente o conheci em algumas degustações e fiquei viciado. Sempre que tenho comemorações especiais, encontros com bons amigos, aniversários, até mesmo em competição de par ou ímpar, este é um vinho que não sai da cabeça e facilmente se tornará referência para aqueles que ainda não o conhecem. Apesar do paladar feminimo, com o passar dos anos, estar mais tendencioso aos vinhos mais estruturados e encorpados, este vinho com seu final levamente adocicado, é para se degustar rezando e sozinho, preço super honesto.

    ResponderExcluir
  3. Como faço para comprar esse Vinho Primitivo Di Manduria 2006, mas, no atacado? Onde o encontro?

    Grande abraço,

    Anderson Araújo
    www.byandersonaraujo.blogspot.com
    www.andersonaraujo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,

      Sugiro entrar em contato diretamente com as importadoras:
      http://www.casaflora.com.br
      e
      http://www.worldwine.com.br

      Obrigado pela sua visita.
      Abraço!

      Excluir
  4. Realmente é de tomar rezando o vinho LUCCARELLI PRIMITIVO DI MANDURIA SAFRA 2006... acabei de abrir uma garrafa... Divino... maravilhoso

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...