Vinopoly

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um vinho da Sicília muito prazeroso

Tomei este vinho na Expand de Ipanema em uma “reunião” com o amigo/colega Claudio: ele estava cansado de vinho de Novo Mundo e foi direto para Itália. Não precisou dizer duas vezes, obviamente.
Escolheu este interessantíssimo siciliano: Nero d’Avola Cusumano (e em seguida tomamos o Tre de Brancaia, do qual falarei a seguir).

A vinícola Cusumano é referência  para vinhos da Sicília, exporta os seus vinhos praticamente no mundo inteiro e o sucesso está no seu estilo bem interessante: moderno, mas sem deixar de lado a tradição e tipicidade.

Este Nero d’Avola (casta típica da região), mesmo sendo da linha mais simples da casa me impressionou muito positivamente. Pra começar a linda rolha de vidro, que como expliquei aqui, para mim é a melhor alternativa à cortiça: acho melhor que screw-cap e rolha sintética.

Quanto ao conteúdo da garrafa, sabe aquele vinho que tem sabor de vinho? Este aí é um deles. Tem um marcado aroma de cereja madura com notas de café, na boca muito sedoso e envolvente, boa complexidade vindo de 5 meses de permanência nas próprias borras (sim, a técnica do sur lie é usada também para tintos), taninos maduros, acidez adequada e muito equilíbrio.
Elegante.

Já pegou 89 pontos pelo Robert Parker.

Ótimo custo/beneficio.

Voto gringo: 7

Vinho: Nero d’Avola IGT
Safra: 2009
Produtor: Cusumano      
País: Itália
Região: Sicília
Uvas: Nero d’Avola (100%)
Teor Alcoólico: 14%
Importadora: Aurora-Inovini
Custo médio: R$ 48,00

2 comentários:

  1. Mario.

    Um VIVA a diversidade no mundo do vinho. Também estou cansado da ditadura da Sauvignon, Merlot, Chardonnay. Abro exceção para o meu amor antigo, a Syrah. Gosto do Nero d'Avola, apenas, as vezes sinto falta de algo no vinho. É como sair sem cinto ou meia.

    Mas são ideias para as tardes menos quentes.

    abs Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Haha, grande Peter!
    Gostei da sua metáfora do cinto e meia.
    Realmente uns Neros faltam um pouco de complexidade (por isso o sur lie deste aqui), mas saem ganhando em tipicidade.
    Valeu, meu amigo!
    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...