Vinopoly

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A esperada novidade do Esporão

Nesta semana degustei a primeira safra já produzida do rótulo Assobio da Quinta dos Murças. A quinta, patrimônio histórico desde 1714, foi adquirida pela renomeada Herdade do Esporão (uma das mais importantes vinícolas de Portugal) que em 2008 decidiu expandir os próprios territórios do Alentejo até o Douro.
Esta primeira safra é um corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca procedente de vinhedos de alta qualidade, cultivados de maneira orgânica. 20% do corte estagiou por 6 meses em barricas de carvalho novas e usadas.
Os aromas ainda um pouco fechados não chegaram a encantar, mas eram nítidas as amoras, cassis e umas especiarias. Na boca, o estilo clássico/moderno do Esporão junto ao estilo do Douro: discreta complexidade, rico em fruta, bastante maciez, taninos muito finos, acidez em abundância e madeira sutil. 
Elegante.
Uma nota sobre o rótulo: a vinícola pretende encomendar a cada safra a foto do rótulo para um diferente fotógrafo. A linda foto deste ano é do Duarte Belo

Voto gringo: 7

Vinho: Assobio
Safra: 2009
Produtor: Quinta dos Murças (Herdade do Esporão)
País: Portugal
Região: Douro
Uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca
Teor Alcoólico: 13.5%
Importadora: Qualimpor
Custo médio: R$ 60,00

2 comentários:

  1. interessante, voce provou um vinho jamais produzido! isso é que é imaginação...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amigo “Anônimo”!
    Eu que fabriquei a garrafa, desenhei o rótulo e produzi o vinho em edição limitada de apenas as 3 garrafas que tenho na adega...
    Vê se se liga! http://www.assobio.pt

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...