Vinopoly

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Papai Noel existe (se chama Juan)


Alguns de vocês talvez se lembrem da minha cartinha dos desejos para Papai Noel (quem não lembrar clique aqui). Bom, não é que ganhei mesmo o primeiro da lista? Pois é, o meu amigo ítalo-argentino Juan Carlos me trouxe 2 (duas!) garrafas de presente diretamente de Roma e ainda acompanhadas por uns queijos parmigiano e pecorino: uma generosidade que dispensa comentários e que torna o Juan um verdadeiro Papai Noel fora de estação.

Vamos ao vinho. Na Itália existem pelo menos 6 guias conceituadas que a cada ano avaliam dezenas de milhares de garrafas, gerando, obviamente, classificações diferentes. Acontece que nas edições de 2011 dois vinhos ficaram no topo de todas as listas, e um deles é este Primitivo di Mandura ES de Gianfranco Fino 2009 (o outro é o Sassicaia, tire as suas conclusões). Um sucesso estonteante que colocou de acordo público e toda a imprensa, coisa muito rara para um vinho italiano denso, potente e com álcool que supera os 16 graus.

O ES é produzido em 8 hectares de vinhas velhas de baixíssimo rendimento: para ter noção, é preciso de três plantas para fazer só uma garrafas! Lançado em 2004, na safra de 2006 já levou os 3 bicchieri pelo Gambero Rosso.

Lembro que quando o provei, achei o 2006 ainda um pouco desequilibrado a favor de álcool e açúcar residual; já este de safra 2009 é uma obra-prima de equilíbrio: o álcool, mesmo com seus 16,5% (!) é imperceptível, a madeira é apenas um sopro e a doçura final, embora ainda presente, é muito mais leve.
No nariz é um festival de fruta silvestre madura, com notas tostadas de café, tabaco e couro. Na boca é puro veludo, com inúmeras camadas de sabores e sensações. Taninos finos e doces e um final muito longo.

Indico para todo mundo, mas vai ser difícil encontrá-lo por aqui, pois, tristemente, este rótulo sumiu das prateleiras do Brasil (era importado pela World Wine, se não me engano, custando cerca de R$400). Produzido em pouco mais de 10mil garrafas é uma raridade e esgota logo depois do lançamento.
Quem sabe não conseguem vocês também escrevendo uma cartinha para o Papai Noel.

Voto gringo: 9

Vinho: Primitivo di Manduria ES
Safra: 2009
Produtor: Gianfranco Fino
País: Itália 
Região: Puglia
Uvas: 100% Primitivo
Teor Alcoólico: 16,5%
Importadora: - 
Custo médio: -
Notas: GR3


2 comentários:

  1. Boa tarde Mario,

    So para lembrar da nossa conversa...kkkkk Fico no aguardo do envio do endereço de encontro...kkkk

    comentários:

    Anônimo21 de dezembro de 2011 15:41

    Boa tarde Mario, a sua lista esta excepcional. O nosso bom Papai Noel e um homem de muito bom coração, eu tenho certeza que ele ira lhe atender. So peço a ele que junto com a sua "pequena" lembrança de natal deixe uma observação:
    Que estas " lembranças" você tenha que oferecer algumas pequenas porções aos leitores do blog Mondovinho.
    Fico no aguardo do envio do seu endereço para não perder a partilha.
    Ass. Dimas
    Responder
    MondoVinho21 de dezembro de 2011 19:38

    Ehehe, caro Dimas, tomara que ele se lembre de mim mesmo. E se trouxer pelo menos um dos vinhos acima citados farei questão de compartilhá-lo! No caso, te aviso. rsrs
    Abraço!
    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iiihh, me ferrei! kkkk
      Mas é bom ressaltar que faltam mais 9 rótulos da lista...ufà! rsrsr
      Caro Dimas, brincadeiras a parte, quando quiser é só marcar!
      Grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...