Vinopoly

sábado, 14 de julho de 2012

A volta do Bolso Esperto (e que volta!)


Nos últimos tempos tenho deixado pouco espaço para a coluna do Bolso Esperto. Isso para dois motivos. Primeiro porque com a inflação galopante e o dólar em alta é sempre mais difícil encontrar vinhos baratos; segundo porque recentemente tenho tido a oportunidade de provar bastantes vinhos de faixa alta.

Sobre a primeira questão, vocês sabem que nesta coluna priorizo vinhos com preço até R$ 40,00 e realmente depois de algumas decepções estava pensando em elevar a citada faixa. Mas não vou ceder tão logo assim, pois ainda é possível garimpar boas barganhas.
Como per exemplo este Castel Pujol Tannat-Merlot, preço praticamente ridículo. Prepare-se: paguei R$12,00! Sim, leram bem, DOZEREAISVIRGULAZEROZERO. Na verdade era uma promoção, mas o preço original não é muito diferente, cerca de R$17.
Normalmente não tenho preconceito com preço de vinho, nem pra cima nem pra baixo, mas realmente abaixo de 20 reais eu tenho as minhas perplexidades, porém neste caso tinha uns indícios que apontavam para um bom negócio.
Primeiramente os vinhos do Uruguay são os que chegam aqui com um das melhores relações preço/qualidade, por não ser ainda um País badalado do ponto de vista enológico. Em segundo lugar a vinícola pertence à conceituada Bodegas Carrau, que aprecio bastante (e que já vimos aqui). Terceiro, achei que a merlot ia amaciar os taninos típicos da casta, provavelmente duros por se tratar de um vinho jovem e sem estágio em madeira.

Pelo visto o raciocínio deu certo. No nariz é bastante agradável, com notas de cereja e flores; tem um bom ataque de boca, mas vai se perdendo do meio para o final, muito curto, deixando um leve retro-gosto amargo, mas que não incomoda. Corpo leve, textura soave, taninos redondos e ótima acidez. 
Enfim, obviamente estamos na frente de um vinhozinhos bem simples e sem muita pretensão de harmonizações complexas (pessoalmente harmonizei, em uma refeição rápida, com uma pizza de microondas, why not?), mas pelo preço não tenho absolutamente do que reclamar e é certamente uma compra que vale a pena: já provei vinhos da mesma qualidade custando 3-4 vezes mais.

Importado pela Zona Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...