Vinopoly

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Um branco não obvio e até barato!


Com o calor apertando as nossas almas suadas, eis mais um bom branco para alegrar seu dia. Eu particularmente gosto dos brancos do Piemonte (embora a região seja celebrada para seus grandes tintos) e este aqui é uma boa escolha.
Os vinhos da denominação de Gavi (trata-se de uma D.O.C.G) são produzidos na província de Alessandria, no sul da região, exclusivamente com a uva Cortese. 
O Gavi vinificado com uvas mais maduras origina brancos bastante estruturados e capazes de evoluir com elegância por anos em garrafa. Já quando colhida precocemente, resulta em vinhos com alta acidez, leves e refrescantes. Pessoalmente prefiro o primo caso, mas o segundo também tem o seu porque.
Este segundo modelo é o caso do Broglia Il Doge Gavi DOCG. A vinícola Broglia é bastante tradicional e especializada nesta uva.. O 2010 por mim provado é muito agradável a partir do delicado nariz floral com um toque mineral. No palato é muito fresco, com uma discreta estrutura e um final levemente amargo que o torna perfeito para acompanhar frutos do mar (foi o meu caso) e peixe em geral. O álcool moderado (12%) é nosso aliado neste calor infernal.
Um branco um pouco diferente dos usuais, com um preço bem interessante.

Vinho:
Il Doge Gavi D.O.C.G
Safra:
2010
Produtor:
Broglia
País:
Itália
Região:
Piemonte
Uvas:
Cortese 100%
Alcoól (Vol.)
12
Importadora:
Grand Cru
Custo médio:
R$ 49,00

2 comentários:

  1. Meu amigo,

    Sou fã dessa DOCG, curto muito o Gavi da Dessilani...

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande Cristiano,
    já provou o do Luigi Coppo? Se não, fica a dica, depois me conta.
    Obrigado pela visita, meu amigo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...