Vinopoly

sexta-feira, 22 de março de 2013

As fotos dos aromas de vinho: genial!


Um dos assuntos do vinho mais interessantes e discutidos, e ao mesmo tempo, polêmicos é a questão dos aromas. Alguns bem típicos e de fácil detecção, uns mais difíceis que precisam de técnica e treinamento (veja aqui como aprimorar seu nariz), outros - a maioria talvez - inventados por profissionais fantasiosos querendo tirar onda. 
Para colocar um pouco de ordem nesta história, a revista inglesa The Drink Business encomendou ao fotografo Colin Hampden-White uma série de fotografias que representassem os cheiros facilmente detectáveis com o nariz na taça das principais castas de uva do mundo. 
Achei a idéia fantástica e o resultado uma obra prima. Nesta primeira série, os 4 best-sellers internacionais. Esperando com ansiedade as próximas, “observe” aqui os aromas de: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Riesling.

Pinot Noir
Pinot Noir - Rosas, ruibarbo, tomates e cerejas os mais chamativos. Em primeiro plano trufas e cogumelos. A seguir, couro (o cinto no lado direito), café (uma cafeteira esfumaçante); ainda, no fundo temos bacon (espetado por um garfo) e couve. Tudo apoiado sobre um pano de seda, para indicar a textura lisa do liquido na boca.

Cabernet Sauvignon
Cabernet Sauvignon - Dispostos sobre um pano de veludo que representa a riqueza de taninos: amoras, groselhas, pimentão e terra. No meio temos chocolate, alcaçuz, tabaco, figo e mirtilo. Ainda notamos um par de luvas (couro), uma caixa de charutos (tabaco), dois lápis (grafite) e um tronco de arvore (madeira).
Entre as ervas temos tomilho, menta e alecrim, envoltos em folhas de eucalipto. No fundo, uma garrafa de Cassis.

Chardonnay
Chardonnay - Limão, laranja, nozes, amêndoas, flores e mel. Ainda temos melão e passas, abacaxi e banana no fundo. E dá para identificar também umas brioches, queijos e biscoitos (leveduras).

Riesling
Riesling - Maça, melão, pêssego, limão, flores e canela, sobre um tecido de seda verde. Para representar a mineralidade temos de  novo o giz, mais um afiador de facas em aço. O bocal para gasolina remete aos caraterísticos aromas de querosene e petróleo. 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...