Vinopoly

segunda-feira, 4 de março de 2013

Hoje vamos de Grand Cru Classé de Saint Julien


O Château Talbot é talvez a mais famosa vinícola da denominação de Saint Juilen e possui uma das maiores áreas de vinhedos de Bordeuax, cerca de 102 hectares distribuídos em 68% de Cabernet Sauvignon, 28% Merlot e 4% Petit Verdot.
O estilo dos vinhos de Saint Julien é caracterizado por grande finesse, sendo um meio termo entre a elegância de Margaux e a potencia de Pauillac.
O Château Talbot  é um Grand Cru Classé pela Classificação Oficial de Medoc (4° cru) e demonstra muito bem estas características. 
Provei um 2008, objetivamente ainda jovem, com os taninos ainda não atenuados, mas já perfeito para acompanhar uma comida a base de carne ou com molhos elaborados.
Maturado por 14 meses em carvalho (50-60 novo). Fruta negra abundante, tabaco, café, terra molhada os destaques aromáticos. Encorpado, com muito equilíbrio na boca, do ataque até o longo final; taninos, como disse, ainda um pouco duros, mas a boa acidez compensa por outro lado. Um clássico.
Muito bom já agora, mas vai melhorar ainda em alguns anos: se tiver um guardado na adega, eu sugiro esperar ainda um pouco.  
.

Vinho:
Château Talbot
Safra:
2008
Produtor:
Château Talbot
País:
França
Região:
Bordeaux – Saint Julien
Uvas:
Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot
Alcoól (Vol.)
13%
Importadora:
World Wine
Custo médio:
R$ 370,00



2 comentários:

  1. Mario, grazie pelo post. Você acredita que os taninos ficarão mais macios se o degustarmos daqui a mais alguns anos, ou trata-se da característica mesmo do vinho/safra/vinificação?
    Parabéns polo blog.
    Abs, Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,
      Como disse, os taninos vivos são uma característica do vinho (e da região), mas certamente ficarão mais macios com mmais tempo de garrafa.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...