Vinopoly

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PARA FESTEJAR O SEU DIA, O MALBEC SAI ÀS RUAS!


Malbec, malbec, malbec. Não fique surpreso se nestes dias vai ver e ouvir muito sobre esta uva que deu celebridade aos hermanos argentinos. Dia 17 de abril é o dia mundial da Malbec, que vai ser comemorado e celebrado em grande estilo all over the world. Aqui no Brasil a festa já começou (veja abaixo mais detalhes).
O MondoVinho é, com orgulho, um dos blogs escolhidos a participar de uma degustação "virtualmente coletiva", onde serão avaliados contemporaneamente em vários cantos do Brasil, 3 malbecs previamente selecionados e enviados pela Wines of Argentina.

Como introdução  recomendo reler as "5 coisas que você deve saber sobre malbec", clicando aqui:

Segue abaixo release oficial da festa do Malbec World Day
  
PARA FESTEJAR O SEU DIA, O MALBEC SAI ÀS RUAS
Além da realização de 70 eventos que serão levados a cabo em 60 cidades de 45 países do mundo para
honrar a cepa insigne da Argentina, a Wines of Argentina prevê realizar intervenções artísticas em
cidades ícone do mundo, famosas por sua arte urbana: Nova York, São Paulo, Londres, Xangai e
Mendoza.

Wines of Argentina – Vinos de Argentina A.C
Paseo Sarmiento 212, 2 floor, Mendoza, Argentina
info@winesofargentina.com - www.winesofargentina.com

Buenos Aires, 27 de fevereiro de 2013. A Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, trará para o mundo no próximo 17 de abril a terceira edição do Dia Mundial do Malbec.
Nesta oportunidade os festejos chave serão realizados em Nova York, São Paulo, Londres, Xangai e Mendoza.
No Brasil as festas terão um tempo ainda maior, englobando diversos canais de comunicação e o envolvimento de jornalistas, blogueiros, formadores de opinião e consumidores.
As ações começam no dia 10 de abril e contam com transmissões ao vivo, programas de webtv, missões no Instagram, envolvimento de blogueiros na divulgação dos vinhos Malbec, além de mídia nos canais especializados.
Através do Winebar será possível acompanhar ao vivo duas degustações com vinhos selecionados pela Wines of Argentina para a divulgação no Brasil. Através do site www.malbecworldday.com.br as pessoas poderão acompanhar a transmissão, mandar perguntas e sugestões. Os serão provados simultaneamente por diversos jornalistas e blogueiros no Brasil inteiro.
O programa de webtv Desafio ao Vinho, que vai ao ar todas as quintas-feiras pela TV Geração Z e pela TVUOL também faz parte das atividades. No dia 11 de abril terá uma edição especial com o tema "Malbec combina com tudo?". Durante o programa os participantes vão desafiar os vinhos Malbec, testando a harmonização com diversos tipos de comida. Serão provados malbecs diferentes com pratos inusitados.
O bate papo descontraído terá como objetivo chamar a atenção da audiência com combinações improváveis e outras deliciosas como forma de popularização desse vinho na mesa do brasileiro.
No dia 17 teremos mais uma transmissão ao vivo através do Winebar, desta vez com vinhos diferentes.
E no dia 18 faremos a nossa última atividade com mais um programa no Desafio ao Vinho, desta vez com o tema: Malbec não é tudo igual.
Este programa terá o intuito de mostrar que um vinho feito com Malbec, mesmo que seja no mesmo país, pode ser bem diferente. Para isso vamos ter vinhos feitos com Malbec, mas de diferentes regiões e de formas diferentes de vinificação.
Em paralelo haverá um concurso no Instagram, através do Instavinho (www.instagram.com/instavinho) para premiar a melhor foto que retrate o "seu malbec".
E os blogueiros participarão do evento através da CBE (Confraria Brasileira de Enoblogs) que publica mensalmente vinhos a partir de um tema. Em Abril o tema ficou por conta da Malbec, que vai ser avaliada por 17 blogs do Brasil.
Todas as atividades estão no site http://www.malbecworldday.com.br
Confira abaixo a agenda de atividades e programe-se para conhecer mais sobre essa uva ícone da Argentina.

Dia 10/04
Transmissão ao Vivo Winebar
Horário: 21h
Tema: Malbec World Day
Vinhos: Sottano Malbec Reserva de Familia, Lagarde Primeras Viñas e Andeluna Altitud.
www.malbecworldday.com.br
Dia 11/04
Desafio ao Vinho especial Malbec World Day
Horário: 12h as 13h
Tema: Malbec combina com tudo?
Vinhos: Don, Sottano, Lagarde Primeras Viñas
www.tvgeracaoz.com.br
Dia 17/10
Transmissão ao Vivo Winebar
Horário: 21h
Tema: Malbec World Day
Vinhos: Sottano Malbec Reserva de Familia, Lagarde Primeras Viñas e Andeluna Altitud.
www.malbecworldday.com.br
Dia 18/04
Desafio ao Vinho especial Malbec World Day
Horário: 12h as 13h
Tema: Malbec é tudo igual?
Vinhos:
www.tvgeracaoz.com.br

17 DE ABRIL, O PORQUÊ DA DATA ESCOLHIDA
A origem da Malbec encontra-se no sudoeste da França. Ali se cultivava esta cepa com a qual se elaboravam vinhos denominados “de Cahors” pelo nome da região, reconhecidos desde a época do Império Romano. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e terminaram de se fortalecer na modernidade.
A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo na valorização desta cepa na Inglaterra e no mundo. No final do século XIX, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa, fazendo com que a “Cot” caísse no esquecimento, mas deixando uma cultura de apreciação da Malbec já construída.
Sobre essa base expandiu-se, tempo depois, a Malbec Argentina. Esta cepa chegou ao nosso país em 1853, trazida pelo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza*.
Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto diante da Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.
No final do século XIX, e graças aos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, com esta, a Malbec, que se adaptou rapidamente aos diversos terroirs que nossa geografia propunha onde se desenvolveu, inclusive, melhor que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como uva insigne da Argentina.
A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva deste processo.O dia 17 de abril é, para a Wines of Argentina, não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina, como também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, emblema mundial do nosso país.

*Fazenda Agronômica de Mendoza

Wines of Argentina – Vinos de Argentina A.C
Paseo Sarmiento 212, 2 floor, Mendoza, Argentina
info@winesofargentina.com - www.winesofargentina.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...