Vinopoly

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Um fantástico branco da minha terra

Um dos melhores brancos da Itália inteira é produzido a partir da uva Fiano, e seu terroir privilegiado fica no interior de Avellino, não distante da minha cidade de Napoli. Falamos de um branco bem seco, intenso, elegante e estruturado, e apropriado para o envelhecimento.  
Os gregos levaram a casta Vitis Apicia (como era originalmente chamada) para Itália e as primeiras videiras foram plantadas no vilarejo de Lapio. É justamente ali que fica a vinícola da Clelia Romano, a “senhora do Fiano”. De pequena produção, seu Fiano di Avellino DOGC Colli di Lapio é sempre preciso e encantador, inclusive já ganhou o titulo de melhor branco de Itália pelo guia Gambero Rosso.
Este 2012 recentemente provado não foge da regra. Nariz fresco e floral que aos poucos fica entregando fruta cítrica, junta com maçã e melão branco. A boca é de grande elegância: depois de um levíssimo resíduo carbônico inicial (que some imediatamente), vem todo seu frescor, junto a saborosa polpa de fruta e acentuadas notas minerais. Final longo e macio. Espetacular já agora, mas a sua alta acidez garante muitos anos de vida e longa evolução. 
Comprado na Itália por 14 Euros; aqui R$ 160,00. 

Vinho:
Fiano di Avellino DOGC
Safra:
2012
Produtor:
Colli di Lapio - Romano Clelia 
País:
Itália
Região:
Campania
Uvas:
Fiano (100%)
Alcoól (Vol.)
13,5%
Importadora:
Vinci
Custo médio:
R$ 160,00


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...