Vinopoly

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Um grandíssimo Supertoscano!

Falar bem de um Ornellaia vai parecer como um exercício de retórica, ainda mais redundante se for de uma safra excelente como a 2006. Mais é isso aí.
A vinícola Tenute dell’Ornellaia, fundada pelo marquês Lodovico Antinori em 1981, hoje pertence à Marchesi de’ Frescobaldi (depois de uma breve parceria com a Robert Mondavi); seu vinho top Ornellaia é um dos mais aclamados vinhos da Itália e um dos ícones da enologia mundial. Um Supertoscano ao estilo de Bordeaux de fazer inveja aos grandes bordaleses mesmo. Um dos poucos vinhos italianos cotados na Liv-Ex (Bolsa de Vinhos de Londres) e arrematado em casas de leiloes internacionais.
Nestes dias tirei da minha adega um 2006, e a única palavra que me vem à cabeça é: sensacional.
O corte é tipicamente bordalês: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. O s vinhedos são estrategicamente localizados no melhor terroir de Bolgheri, bem adjacentes aos do maior concorrente Sassicaia. As uvas, cuidadosamente selecionadas e fermentadas separadamente por casta. Depois de 18 meses de maturação em carvalho, os mostos são misturados em um único blend, que daí ainda vai para ulteriores 6 meses de afinamento em barrica e mais 12 meses em garrafa.
Ao abrir a garrafa, a rolha quebrou no meio, o que me fez temer que o vinho pudesse estar oxidado por causa do ressecamento da cortiça. Mas, felizmente, o líquido estava inteirinho. O decantei por cerca de meia hora, e os aromas continuaram a mudar até tomar a última gota: flores de campo, cereja madura, canela, açúcar queimado, caldo de ameixa, chocolate, notas balsâmicas, eucalipto e leve pimenta.
Na boca, pura seda (uma das texturas mais aveludadas que já vi), corpo médio - mas concentrado - e muita profundidade, a acidez generosa equilibrava os taninos finos e doces. Madeira perfeitamente integrada. Elegantíssimo. Se o álcool tivesse sido um pouco mais baixo poderia falar em obra prima, de qualquer forma seus 15% eram totalmente imperceptíveis. 

Vinho:
Ornellaia
Safra:
2006
Produtor:
Tenute dell’Ornellaia
País:
Itália
Região:
Toscana
Uvas:
56% Cabernet Sauvignon, 27% Merlot, 12% Cabernet Franc, 5%Petit Verdot
Alcoól (Vol.)
15%
Importadora:
Grand Cru
Custo médio:
R$ 1.200,00
Notas:
Robert Parker: 97; Wine Spectator: 95; Wine Enthusiast: 97



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...