Vinopoly

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Encontro Mistral 2014 chega ao Rio de Janeiro no dia 8 de maio!



Em sua 7ª edição, traz ao Brasil proprietários e enólogos de mais de 60 grandes vinícolas de 16 países – incluindo diversas estreantes no evento –, que servirão pessoalmente aos visitantes alguns de seus principais rótulos, entre eles, muitas novidades

   

Novos rótulos: El Gran Enemigo (El Enemigo), Ghiaia Nera (Tasca d’Almerita) e Pisco Kappa e D'Alamel (Lapostolle)

Depois de São Paulo (dias 5 a 7 de maio), é a vez do Rio de Janeiro receber a 7ª edição do Encontro Mistral. Criado em 2003 e realizado a cada dois anos pela importadora Mistral, o evento reunirá mais de 60 grandes produtores de vinho de 16 países na próxima quinta-feira, 8 de maio, no Sofitel Copacabana (Av. Atlântica, 4240).

Algumas vinícolas participam do Encontro Mistral pela primeira vez. É o caso de três australianas: Vasse Felix, o mais renomado produtor da fria região de Margaret River, conta com as máximas cinco estrelas do crítico australiano James Halliday e elabora vinhos “potentes e elegantes”, de estilo “simplesmente estonteante”, segundo a revista inglesa Decanter; Henschke, “a melhor vinícola familiar da Austrália”, para Halliday, desenvolve vinhos que representam o máximo em elegância na Austrália, com uma lendária capacidade de envelhecimento, podendo ultrapassar cinco décadas; e Wirra Wirra, produtor de “formidável reputação”, que também ostenta as cinco estrelas de Halliday, é uma das maiores referências da região de McLaren Vale, com vinhos exuberantes e modernos, classificados com belas notas de toda a imprensa especializada.

A italiana Vie di Romans, dona de enorme reputação no Friuli, também estreia no evento. Com as prestigiosas “due stelle” concedidas apenas aos melhores produtores do país e impressionantes 21 “tre bicchieri” acumulados, é considerada uma das principais vinícolas pelo guia Gambero Rosso, responsável por tintos e brancos muito longevos, de incrível elegância.

Representando suas próprias vinícolas e servindo pessoalmente aos visitantes alguns de seus melhores rótulos, estarão presentes no Encontro Mistral 2014 nomes como o argentino Ernesto Catena (Ernesto Catena Vineyard), o espanhol René Barbier (Clos Morgador e Celler Laurona), as francesas Eve Faiveley (Domaine Faveiley) e Nathalie Schyler (Schröder & Schyler), o grego Yannis Paraskevopoulos (Gaía), o neozelandês Nigel Avery (Sileni Estate) e a portuguesa Olga Martins (Lavradores de Feitoria e Poeira).

Outras propriedades serão representadas nesta edição por seus enólogos, que poderão revelar ao público os segredos por trás de cada uma de suas criações. Entre eles, estão Alejandro Vigil, da argentina El Enemigo, Sebastian Labbe, da chilena Viña Carmen, Francisco Cortes, da norte-americana Paul Hobbs Winery, Paolo Forfiri, da italiana Castello Di Ama, e os portugueses – que além de enólogos são proprietários de suas vinícolas – Maria Castro, da Quinta da Pellada e Quinta de Saes, e Luis Pato, da Luis Pato.

Muitos destes produtores e enólogos não costumam participar nem dos principais eventos de vinhos na Europa. Vê-los juntos no Brasil, apresentando seus vinhos e conversando com nossos clientes, é sempre uma grande satisfação”, diz Ciro Lilla, presidente da Mistral.


VINHOS EM PRIMEIRA MÃO

Além de rótulos consagrados em todo o mundo e que já integram o catálogo da Mistral, os visitantes do evento poderão também provar muitas novidades neste ano. Confira algumas delas:

* El Gran Enemigo (El Enemigo - Mendoza, Argentina): muito complexo e cheio de camadas, o corte de Malbec com pequena quantidade de Cabernet Franc e Petit Verdot é mais uma criação do talentoso Alejandro Vigil, recebendo na safra 2008 94 pontos de Robert Parker, para quem o “sofisticado” tinto tem “nariz sedutor”.  

* Oriundi (Vallontano/ Agrícola Masi - Bento Gonçalves, Brasil): novo projeto de Luis Henrique Zanini (Vallontano) e Sandro Boscaini (Agricola Masi), é desenvolvido na Serra Gaúcha, a partir da centenária técnica vêneta, combinando as uvas Tannat, Teróldego e outras típicas do Vêneto.

* D'Alamel (Lapostolle - Chile): nova linha da Lapostolle de excelente relação qualidade/preço é uma homenagem à família de Cyril, marido de Alexandra Marnier Lapostolle. Elaborados com uvas de cultivo biodinâmico, os vinhos ostentam um destacado caráter varietal, com muita fruta e frescor, em um estilo elegante e fácil de gostar.

* Pisco Kappa (Lapostolle - Chile): de origem francesa, a família Marnier Lapostolle (criadora do licor de Cognac Grand Marnier), produz no Chile o sofisticado Pisco Kappa. Talhado nos moldes dos bons Cognacs, com dupla destilação em alambique de cobre legítimo francês, tem produção limitada a apenas cinco mil caixas.

* Albariño Camino del Pelegrino (Pazo de Señorans - Rías Baixas, Espanha): a mais recente criação da vinícola é elaborada segundo a mesma filosofia minimalista dos elogiados Albariño e Albariño Selección de Añada. É um vinho para ser consumido jovem, com muita tipicidade nos aromas e um palato vivo, cheio frescor.

* Fincas Valdemar Roble (Bodegas Valdemar - Ribera del Duero, Espanha): novo projeto das Bodegas Valdemar na região de Ribera del Duero, o vinho é maturado seis meses em barricas de carvalho e mostra toda a opulência da casta Tempranillo. É um tinto suculento, elegante e de excelente relação qualidade/preço.

* Reserva Especial de Pesquera (Pesquera - Ribera del Duero, Espanha): impressionado com a qualidade das uvas de sua propriedade na safra 2003 —muito potentes, maduras e de casca bem espessa — Alejandro Fernandez elaborou este vinho que talvez só exista nesta colheita única. Maturado 30 meses em barricas de carvalho e 48 meses em garrafa, o Reserva Especial tem produção minúscula, chega ao mercado pronto para ser bebido, mas ainda deve evoluir por muitos anos.

* Barbera Langhe Casaret (Marziano Abbona - Piemonte, Itália): delicioso e fresco Barbera de Abbona é elaborado sem contato com carvalho. O vinho combina um ótimo frescor – típico da casta – com notas suculentas de frutas silvestres, tendo grande aptidão gastronômica.

* Braccale Bianco (Castello di Montepó/Biondi Santi - Toscana, Itália):  o corte pouco comum de 70% Chardonnay e 30% Sauvignon Blanc, plantadas em Scansano, próximo ao litoral toscano, é a nova aposta do produtor cultuado pelos seus supertoscanos.  É um saboroso branco que combina notas florais e de frutas cítricas com um palato vibrante e cheio de elegância.

* Borgo Syrah Vecchievigne Cortona (D'Alessandro - Toscana, Itália): bela criação de um dos maiores especialistas nesta uva na Toscana, é produzido a partir de uma seleção das melhores vinhas plantadas entre 1997 e 2002 com clones franceses. Com notas selvagens de frutas negras, especiarias e florais e um palato envolvente,
mostra um estilo entre o agradável Borgo Syrah (tinto de entrada da casa) e os maravilhosos Il Bosco e Migliara.

* Ghiaia Nera (Tasca d'Almerita - Sicília, Itália): “delicado e refinado”, nas palavras de Robert Parker, que classificou a safra de estreia como “outstanding” e com 90 pontos, o vinho é elaborado com uvas Nerello Mascalese plantadas a 600 metros de altitude no Etna, com seu terroir único, de solo rico em sedimentos vulcânicos. “É uma grande introdução aos vinhos de altitude”, para Parker. 

* Conversa Branco (Redoma/Niepoort - Douro, Portugal): “uma bela barganha”, segundo Robert Parker, é uma combinação de várias uvas locais de vinhedos entre 20 e 50 anos plantados a aproximadamente 600 metros. Parte fermentou em cubas de inox, parte em carvalho, e 25% estagiou em barricas francesas. O resultado é um branco saboroso, com aromas minerais e de frutas brancas e um palato vibrante.

* Monte Meão Touriga Nacional (Quinta do Vale Meão - Douro, Portugal): vinho de muita elegância, excelente acidez e taninos agradáveis, tem cor muito viva, e um nariz muito original, floral, com notas cítricas. Na boca, seu perfil floral se mantem e encanta com suavidade.


Encontro Mistral  Rio de Janeiro
Data: 8 de maio (quinta-feira)
Local: Sofitel Copacabana (Av. Atlântica, 4240)
Horário: das 17h às 21h30 – Preço: R$ 290,00 por dia
Reservas e informações: (11) 3372 3400 e www.mistral.com.br 
Ingressos limitados. Não haverá venda de ingressos no local.  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...