Vinopoly

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jantar harmonizado a seis mãos!

JANTAR A SEIS MÃOS MARCA LANÇAMENTO DO NOVO
MENU DA ESTAÇÃO DO QUADRUCCI DO RIO DE JANEIRO
Ronaldo Canha recebe o chef Marcio Dantas e a chef patissière Rita David


O chef Ronaldo Canha recebe no Quadrucci o chef Mario Dantas e a patissière Rita David, e realiza jantar harmonizado com vinhos da Azavini, com seis cursos, servido com exclusividade no dia 29 de abril, às 20h. A harmonização foi feita pela importadora. O evento marca a estreia do novo menu da estação do restaurante e foi elaborado pelos três chefs, amigos de longa data. Ronaldo e Marcio criaram juntos os pratos salgados, buscando sempre trazer elementos e combinações inusitados; enquanto Rita é autora das duas sobremesas da noite, que têm a mesma proposta de surpreender.

Para começar, os chefs servirão de amuse bouche galinha d’Angola recheada com lagostins, espinafre com castanha do caju, e coulis de lagostins acompanhados de espumante Cava Brut Rosé Pinot Noir. Para a entrada, terrine de foie gras com mini alface, talharim de cenoura glaciado no caramelo e toast ao tomilho, harmonizada com o vinho português Quinta da Fata Encruzada 2011, da região do Dão.

O primeiro prato é o bacalhau confitado e gratinado com aioli de mel e ovo inflado com aroma de bacon, acompanhado pelo vinho Quinta da Fata Reserva 2009. “O aioli adocicado traz um contraste muito interessante com o salgado do bacalhau, e o ovo é surpreendente”, conta Ronaldo. Para acrescentar o sabor de bacon, parte da gema é retirada e substituída por espuma de bacon.

Em seguida, chegam as costeleta de cordeiro em crosta de parsillada – um tipo de farofa mais úmida feita com pão de miga e temperos e espalhada por cima da carne —, batata grillé e mini vegetais. Para esse prato, foi escolhido o vinho Quinta do Bispado Reserva 2010, da vinícola Carm.

Para finalizar, Rita David prepara duas sobremesas. A “Floral” é uma esfera de mascarpone sob frutos secos caramelizados e crocantes, com redução de laranja e molho de clorofila, que reforça a referência a elementos do jardim, e será servida acompanhada do Porto Dalva 10 Years Old Dry White. Já a “Terral” remete à terra tanto nos sabores quanto na aparência. É um brownie de chocolate belga ao leite e amargo, extremamente cremoso, beterraba em duas texturas – espuma e coulis, em redução bem suave —, cacau e redução de amoras, acompanhada pelo Porto Dalva Ruby.

Sobre o chef Ronaldo Canha:
Os anos universitários de Ronaldo Canha em nada indicaram que ele se tornaria um renomado chef de cozinha. A primeira formação foi em Zootecnia, pela UERJ, logo seguida pelo curso de Administração de Empresas, na Veiga de Almeida. Foi em 1998 que Canha ingressou na formação de Chef de Cozinha Internacional, pelo Culinary Institute of America e pelo SENAC de Águas de São Pedro, em São Paulo.

De estágios em restaurantes paulistanos, o chef lançou voo para restaurantes e bistrôs em Nova Iorque, onde se firmou à frente de cozinhas como a do Bistrô Cassis; e também teve experiências em Barcelona.

De volta ao Rio em 2003, Ronaldo começou como sub-chef de José Hugo Celidônio no Restaurante Clube Gourmet. Depois assumiu o front dos restaurantes Mix Brasserie e Lounge, Zazá Bistrô, Orgânico, do Grupo Nirvana, e Boox, de onde saiu para assinar o cardápio do Quadrucci. Está na casa desde 2011.

Sobre os chefs convidados:
Formado e especializado em cozimento à vácuo em Barcelona e estabelecido na Europa desde 2000, Marcio Dantas tem ampla experiência na Espanha, tendo passado por restaurantes como o Oleum, do Museu Nacional de Arte da Catalunha, e como chefe de eventos do catering Cornella. Já na Inglaterra foi subchef executivo do Meliá White House Hotel, hotel quatro estrelas de Londres. De volta ao Brasil em 2010, o chef tem se dedicado ao seu próprio negócio, a Cuina Fine Food Company, especializada em produtos gourmet exclusivos.

Rita David se especializou em sobremesas na Escuela del Gremio de Pasteleros de Barcelona, na Espanha, e no Westminster College London, na Inglaterra. Passou por restaurantes como dos hotéis Gran Marina e Rey Juan Carlos Hotel Gran Lujo, em Barcelona, e Ottolenghi, em Londres. Hoje está à frente do Cuina Fine Food Company junto com Marcio Dantas.

Serviço:
Jantar Harmonizado a seis mãos – 29/04, às 20h
R$ 195 por pessoa, serviço adicional de 12%.
Quadrucci: Rua Dias Ferreira 233, Leblon. Tel.: (21) 2512-4551 (Capacidade: 68 lugares). Diariamente, das 12h à 1h. Cc.: todos. Manobrista no local.





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...