Vinopoly

terça-feira, 1 de abril de 2014

Novidades de Bordeaux no Brasil (e um belo Prosecco)! Confira


A Eurovin é uma nova importadora carioca, com foco em vinhos de Bordeaux. Como os vinhos estão no mercado há poucos meses, o proprietário da empresa, Fabio Cury, chamou um grupo de amigos do vinho para escutar opiniões e dar um aval sobre os rótulos que ele trouxe então partimos para mais uma missão.

Os vinhos apresentados foram 7, sendo um Prosecco (único vinho da importadora não francês, por enquanto) e 7 tintos bordalêses, todos muito interessantes.

Começamos com o espumante, vinícola SENSI: PROSECCO 18K PURE GOLD 2012. Para começar a garrafa é um show de beleza, toda dourada, que a torna perfeita para um momento especial ou para um lindo presente. Mas não é só invólucro não, o liquido dentro da garrafa também é bom. Sensi é uma grande vinícola toscana, mas produz vinhos também no Abruzzo e Veneto, que é o caso do espumante em questão: denominação Prosecco Treviso D.O.C. Brut, obviamente é um Glera 100%., agradavelmente frutado, com refrescante acidez e um final cremoso que chama para mais um gole.



A seguir vieram os tintos de Bordeaux, muitos da badalada safra de 2009, considerada uma das melhores de sempre:

-CHÂTEAU ROUSSET-CAILLAU 2009. Produzido pela Maison Bouey, vem da região de “Entre-Deux-Mers”. Não é um vinho de denominação de origem, mesmo assim levou medalha de bronze no Concours de Bourdeaux 2010. Corte clássico, mas com prevalência de Merlot (50%), o restante é Cabernet Sauvignon (35%) e Cabernet Franc (15%). Não passa por madeira. Aromas frutados e de alcaçuz, corpo de leve para médio, taninos firmes e um retrogosto levemente amargo. Um bom Bordeaux para o dia a dia

-CHÂTEAU PONTET SALANON 2009. Da mesma vinícola, e mais o menos com o mesmo corte (mas com uma pitada de Petit Verdot) vem da denominação Haut-Medoc e estagia por 16 meses em barricas de carvalho. Bem mais macio e profundo que o anterior, traz ao nariz perfumes de bosque e notas tostadas. Final frutado agradável.

- CHÂTEAU MAISON BLANCHE 2009. Este foi o favorito de muitos por sua textura aveludada, taninos redondos e boa fruta madura. Cru Bourgeois de Médoc, de propriedade de Patrick Bouey, é um Merlot (80%) com Cabernet Sauvignon. Talvez o mais moderno do painel.

- CHÂTEAU TOUR SAINT- FORT 2009. Já este foi o meu favorito. Um Cru Bourgeois da appellation de Saint-Estèphe mostrou toda a tipicidade do caso: fruta negra, notas terrosas, grama molhada, especiarias, boca um pouco rústica, com taninos firmes (mas finos), alta acidez e final muito persistente. Um vinho que vai melhorar ainda para os próximos 15 anos.

- CHÂTEAU D’ARSAC 2010. Mais um Cru Bourgeois da mais elegante denominação de Médoc: Margaux. Com predominância de Cabernet Sauvignon (60%), sendo o restante Merlot, o blend passa 1/3 em barricas novas, 1/3 em barricas de um ano e 1/3 em barricas de dois anos. O resultado faz jus à denominação: elegância pura no copo, passando de aromas de violeta, fruta silvestre e alcaçuz para uma boca limpa e delicada, apesar da grande estrutura e concentração. Taninos finíssimos e final longo.

- VIEUX CHÂTEAU BOURGNEUF 2006. Este é um fora de série, que nem se compara com os outros provados até aqui. Um hors concours, como diriam justamente os franceses, pois estamos noutro patamar. Pomerol, para que não sabe, é o terroir de onde vem o mítico Petrus e este vinho é feito pouco distante. Obviamente é um merlot varietal (cortado com um pouco de cabernet franc) de vinhedos de 50 anos de idade.
Tem tudo que se pode esperar de um Bordeaux de alto nível: boa fruta, acidez, taninos, madeira, maciez e persistência, mas tudo em perfeito equilíbrio e envolvidos numa textura super-sedosa. Com seus 8 anos de vida está perfeito agora, mas ainda pode ser guardado para uns mais 10 anos. Vinhaço.

Enfim, o Fabio está de parabéns, desejamos a ele e sua importadora grande sucesso, que com estes vinhos não vai ser difícil de alcançar.

Mais informações no site www.eurovin.com.br 

Fotos gentilmente cedidas por Francisco Carneiro







Fabio Cury, proprietário da importadora









2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...