Vinopoly

terça-feira, 8 de julho de 2014

Degustação de Merlots: um passeio pelos melhores terroirs do mundo. Não perca!

Quando o meu amigo Tom Meirelles, grande wine-expert, me convidou para organizar junto a ele uma degustação de Merlots do mundo, não teve que insistir nem um pouco, pois falamos da minha uva queridinha (talvez goste mais de merlot que de qualquer uva italiana, olha que revelação!). A casta produz tintos sensacionais e badalados mundo afora (e aqui no Brasil também!), não por acaso um dos vinhos mais famosos do planeta, o mítico Château Petrus, é produzido com esta variedade. E os exemplos neste mesmo estilo se multiplicam ao redor do mundo. Mesmo assim, tenho a impressão que o consumidor brasileiro não esteja dando para a Merlot a merecida importância, tendendo a preferir outras castas como Malbec, Cabernet Sauvignon ou Carménère. Por isto o convite fez pra mim muito sentido e aceitei a proposta de divulgar a elegância desta uva com o maior prazer.

Selecionamos então alguns Merlots de alta qualidade pelos melhores terroirs do mundo: paramos em 9 Países, número que nos pareceu satisfatório (podíamos certamente ter estendido mais, mas ia ficar muito vinho e muito caro também). E dentro destes 9 Paises procuramos um diferencial, que pode ser de solo, de clima ou de vinificação (veja mais detalhes no final do post).

Portanto teremos: Setúbal para Portugal, Patagônia Argentina do produtor do Sassicaia, Washington State para os EUA, a região búlgara de Stambolovo, Stellenbosh para África do Sul, um biodinâmico chileno, e para finalizar, 3 cerejinhas em cima do bolo: um italiano top da região de Friuli (a melhor para merlot), um top francês de Pomerol cujos vinhedos são poucos distantes do citado Petrus, e, surpresa, o merlot que é considerado por muitos como o melhor vinho brasileiro (confira esta matéria do Globo) , um tinto de autor de produção limitadíssima (somente 250 garrafas! E uma é nossa!).

Enfim, a um primeiro olhar o valor de participação pode parecer caro, mas se considerarmos que se trata de 9 vinhos (mais um espumante de boas-vindas) e que somente os últimos 3 somam mais de R$1.000 de custo, você vê que na verdade estamos na frente de uma verdadeira barganha! Isto sem contar com os preciosos petiscos mediterrâneos do restaurante Rascal que acompanharão os vinhos.

Então não perca esta oportunidade única e faça a sua inscrição já, pois as vagas são limitadas!
Mais detalhes a seguir (clique na imagem para ampliar).


Apoio: Arte dos Vinhos (Benfica, CADEG), Espírito do Vinho (Cobal Humaitá), Grão & Cia (Ipanema) e Winelands Importadora (Caxias do Sul, RS).






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...