Vinopoly

sábado, 4 de outubro de 2014

Sassicaia, Ornellaia, Tignanello, Oreno...quem ganhou? Vai se surpreender!


Tenuta Sette Ponti é uma das vinícolas top da Itália. Seus vinhos supertoscanos brigam com os grandes nomes da mesma região, sendo porém bem mais baratos. Sempre comentamos entre amigos (não é, Tom?) que o Oreno pode tranquilamente se comparar a um Sassicaia e o Crognolo a um Tignanello, mas com a vantagem de custar 1/3 do valor destes mais badalados concorrentes.

O produtor da Sette Ponti também tem esta convicção, ao ponto que nos últimos anos está promovendo uma série de degustações ás cegas em várias cidades do mundo, colocando seus vinhos em prova para degustadores profissionais juntos com grandes ícones da região. Basicamente seguindo um pouco o exemplo das várias Cata de Berlim, Julgamento de Paris, etc., mas ainda de maneira mais séria e unívoca, pois a Sette Ponti faz questão de comparar sempre vinhos da mesma safra (coisa que não acontece sempre nas outras degustações do gênero, o que acaba destorcendo os resultados).

Foi o caso da prova que tive o privilegio de participar. A World Wine, em parceria com a Bergut, me convidou a fazer parte do painel de degustadores para uma prova de supertoscanos tops de safra 2010. Contamos também com a presença do Stefano Maggini, responsável do evento e export manager da Tenuta Sette Ponti, que nos contou mais um pouco sobre a história da vinícola e mais detalhes técnicos sobre os vinhos.

Stefano Maggini apresentando a Tenuta Sette Ponti
Prontos para a prova

Degustamos 6 vinhos ás cegas: de cara deu para perceber que estávamos na frente de vinhos espetaculares. Como tivemos um tempo razoável para provar e repetir as provas, foi interessante notar como as nossas fichas de avaliação ficaram mudando conforme os vinhos iam abrindo (ou fechando) aromas e sabores na taça.

 Depois da prova e das notas, descobrimos que os vinhos servidos foram (na ordem de serviço):

> Tenuta Sette Ponti – Crognolo 2010
> Antinori – Tignanello 2010
> Tenuta dell’Ornellaia – Ornellaia 2010
> Tenuta Sette Ponti – Oreno 2010
> Tenuta Sette Ponti – Orma 2010
> Tenuta San Guido – Sassicaia 2010


Mas, uma vez feita a contagem das pontuações, o resultado deu a seguinte classificação:


1)      Oreno
2)      Sassicaia
3)      Empate para Orma e Ornellaia
4)      Tignanello
5)      Crognolo

Quando descobrimos que o Oreno tinha ganhado, foi interessante (e até engraçado) olhar para o Stefano e ver que não havia nenhum traço de emoção, simplesmente uma expressão de confirmação do que ele já sabia.

Para finalizar em grande estilo, seguiu um belo jantar preparado pelo Bergut Bistrô, aonde podemos desfrutam novamente de todos os vinhos, de forma mais descontraída.

De fato os vinhos da Sette Ponti impressionam pela altíssima qualidade e ainda mais quando entra em jogo o fator preço. Sem querer ser redundante: o Oreno ficou em 1° lugar e custa R$ 469,00; o Sassicaia que ficou em 2° lugar, custa R$ 1.635,90. O Crognolo, mesmo na lanterna, não ficou muito distante em pontuação se comparado com o Tignanello, mas custa menos que a metade. Faça as suas conclusões.


Pelos registros: a minha nota mais alta foi para o Ornellaia, segundo lugar empatado entre Oreno e Sassicaia, terceiro para o Orma.


2 comentários:

  1. Grande Mario!
    Ótimo post! Eu acho o Crognolo um belo vinho pelo preço (se considerarmos "preço Brasil"). Nas promoções de inicio de ano da World Wine é um que sempre entra em minha cesta, se disponível. Por outro lado, o Oreno é de tirar o chapéu! Tive a sorte de pegar um 2006 pela metade do preço na antiga Estação do Vinho, quando estava para fechar. Guardo com carinho na adega...rs.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Flavio! Fico feliz que concordou. O Crognolo cumpre sempre bem seu papel na sua faixa de preco, mas o Oreno realmente surpreende. 2006 foi uma grande safra na toscana, se nao me engano este ganhou 96 pontos pela wine spectator...melhor ainda ter comprado pela metade do preço! Eu ja o teria tomado....rsrsr
      Obrigado, um Abraçao!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...