Vinopoly

segunda-feira, 2 de março de 2015

Destaques da Prova Anual dos Vinhos do Tejo e um belo vídeo do evento.


A Prova Anual de vinhos do Tejo foi muito interessante para conhecermos algumas peculiaridades destes rótulos que ainda não gozam de grande notoriedade aqui no Brasil, mas que merecem a atenção do nosso público enófilo, pois possuem caraterísticas diferenciadas dentro de um bom padrão de qualidade, e sobretudo preço atraente se comparado com os das regiões mais badaladas como de Douro ou Alentejo, por exemplo. 

O evento foi muito bom e contou com palestras de harmonização gastronômicas e master classes. Tendo que achar algum lado negativo, apontaria certamente para a falta de ar condicionado: se por um lado o local escolhido é certamente espetacular e fascinante (o lindo Palácio São Clemente em Botafogo), por outro lado um evento de degustação de vários vinhos numa tarde ensolarada do verão carioca em ambiente não refrigerado se torna uma tarefa complicada para todos os presentes.



De qualquer forma valeu a pena participar e este vídeo a seguir, do amigo Chico Carneiro do excelente site Vinhos pelo Mundo é bem exaustivo sobre o que aconteceu, com lindas imagens e entrevistas a alguns dos protagonistas do evento.

Quanto á minha avaliação, entre os vários excelentes vinhos provados (sobretudo na master class) seguem aqui os meus 5 destaques.

- Casal do Conde Alvarinho 2013 (Cepa Sagrada): aromático e complexo 
- Casal da Coelheira Reserva 2011 (Maxbrands): estruturado e saboroso
- Quinta da Alorna Touriga Nacional 2012 (Adega Alentejana): delicado porém complexo, encantador (o meu preferido)
- Quinta do Casal Monteiro Clavis Aurea Reserva 2012 (sem importador): o mais impressionante quanto a corpo, estrutura, volume e maciez.
- Casa Cadaval Trincadeira Preta Vinhas Velhas 2011 (Mercovino): aveludado e macio. 

Não perca o vídeo a seguir: o conteúdo áudio-visual é de primeiríssima qualidade e merece ser assistido inteiramente, mas seu ponto mais alto está no minuto 7:44 ehehe ;-)






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...