Vinopoly

segunda-feira, 30 de março de 2015

Um bom Malbec em sua pátria amada

Quem me conhece sabe acha que não gosto de malbec, o que obviamente é uma mentira. É o estilo encorpadão e pesado de muitos alguns malbecs de Mendoza que não bate exatamente com o meu, e mesmo assim até estes eu acho que têm seus momentos (embora raros eheheehe!).

Aqui vai uma minha tentativa de me redimir, mas o máximo que consegui foi um malbec francês...;-)

Brincadeiras a parte, se você gosta de malbec, deveria pelo menos provar esta casta em vinhos de seu solo nativo, uma região ao sudeste da França chamada Lot. A cidade (e denominação) principal do departamento é Cahors, conhecida por seus tintos com base em malbec, varietal ou em corte

O vinho de hoje é: Rigal The Original Malbec 2012

A vinícola Rigal tem 250 anos de história e fica no coração do Vale do Lot. Seu vinhedo é plantado com 75% de malbec, 20% merlot e 5% de tannat.

Mas este vinho em questão, como o nome sugere, é um varietal 100% de malbec e leva no rótulo a apelação típica Cotes du Lot.
Comparado com outros malbecs de Cahors que já provei, diria que tem um perfil mais internacional, pois os vinhos da região tendem a ter taninos durinhos e um pouco rústicos, já este é muito redondo, mas de qualquer sem muita coisa a ver com os malbecs argentinos.

Entregou aromas doces e apimentados de canela, baunilha, cravo, beterraba e framboesa. Já a sensação adocicada do nariz desapareceu na boca. O corpo de leve para médio mostrou de qualquer forma estrutura e complexidade e sua breve passagem em madeira acrescentou um toque defumado. Boa acidez, álcool civilizado e taninos maduros completam o quadro para um final curtinho, mas saboroso. Está agora em seu auge, podendo ser guardado por mais 1-2 anos.

Vinho:
The Original Malbec
Safra:
2012
Produtor:
Rigal
País:
França
Região:
Côtes du Lot - Cahors
Uvas:
100% Malbec
Álcool (Vol.)
13%
Importadora
World Wine
Preço médio
R$ 70,00
Avaliação MV
* (bom)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...