Vinopoly

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Novas fronteiras: vinhedos nos telhados de Nova York!

Ver jardins nas coberturas dos prédios e arranha-céus de Nova York não é incomum; alguns mais ousados arriscaram plantar até pequenas hortas. Mas vinhedos? Esta é realmente uma novidade, tanto bizarra quanto interessante!

O projeto, chamado de Rooftop Reds,  foi criado por Devin Shomaker (clássico garotão americano calça jeans e camisa quadriculada), em colaboração com alguns produtores de Finger Lakes e com a Cornell University . A idéia consiste num sistema de plantio urbano único e pioneiro, através do qual foi possível levar videiras até os telhados de Brooklyn, precisamente nos prédios da Brooklyn Navy Yard Development Corp, empresa sem fins lucrativos, já protagonista de muitos projetos inovadores na cidade.


A superfície plantada equivale a 0,3 hecaters o que deveria garantir uma produção de 50-60 caixas de vinho para a primeira safra novaiorquina, que acredito vai esgotar rapidamente, sobretudo entre o público radical-chic. A primeira colheita é prevista para outubro de 2016, e o lançamento será seguido por vários eventos como happy hour no vinhedo-telhado, degustações harmonizadas e cursos de vinho.

Agora lá vai a pergunta: será que neste caso poderemos falar em terroir novaiorquino? Obviamente vamos para o campo da filosofia (ou será ficção cientifica?), mas se os vinhos forem realmente de qualidade e mantiverem características constantes ao longo das safras? Sim, admito que falar de terroir seria exagero, mas de qualquer forma isto nos leva a refletir sobre o que é realmente o terroir. Veja por associação de idéias: hoje não falamos de terroir em lugares até algumas décadas atrás impensáveis, onde as uvas não poderiam nunca crescer naturalmente (deserto chileno só para dar um exemplo)?.
Afinal nos telhados de Brooklyn existe um micro-clima singular, um terreno particular (embora importado) que vai nutrir as vinhas e uma mão humana que vai cuidar das uvas, da colheita e da transformação em vinho...Think about it




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...