Vinopoly

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O teste do Salva-Vinho


A importadora Winelands me enviou uma amostra do tão falado winesave, para que eu pudesse testar suas qualidades. Trata-se de um produto que promete revolucionar o modo de conservação de vinhos abertos. Alguns de vocês devem certamente ter visto em wine-bars, restaurantes e lojas aquelas maquinas para consumo de vinhos em taça chamadas Enomatic. Pois bem, o Winesave é praticamente uma espécie de Enomatic caseira em miniatura, pois funciona com o mesmo processo químico-físico. Sem entrar muito na questão técnica do assunto vou explicar seu funcionamento de maneira simples.
O frasco que recebi contem um gás chamado argônio. Como vocês sabem, o maior inimigo do vinho é o ar, o contato prolongado com o qual leva à inevitável oxidação e rápido decaimento do liquido. O argônio é mais pesado que o ar, portanto a introdução de uma pequena quantidade deste gás na garrafa vai criar uma espécie de escudo de proteção entre o oxigênio e o liquido, evitando desta forma a oxidação do vinho.
Pessoalmente sempre usei o mais tradicional método do vacu-vin (bomba à vácuo) com o qual é possível guardar um vinho aberto até 4-5 dias, já a casa produtora australiana garante a conservação do liquido por até um mês - dependendo do tipo de vinho.
Segundo as instruções, para conservar o vinho basta uma aplicação spray de um segundo no gargalo da garrafa aberta, recolocar a própria rolha de volta e guardar a garrafa em posição vertical, podendo até ser na porta da geladeira. O argônio não deverá mudar nem os aromas nem o sabor do vinho, e deve se desprender no ar uma vez que o vinho será servido.
Bem curioso, decidi fazer o teste com um vinho que conheço bem, para poder melhor avaliar eventuais diferenças. Portanto o glorioso Rupestro Cardeto (perene Bolso Esperto) foi escolhido para a prova. Como podem verificar através das fotos abaixo segui as instruções direitinho, e abrirei o vinho novamente, digamos daqui a 15-20 dias: acho um tempo razoável, pois ninguém vai querer guardar um vinho aberto para um mês inteiro, não é? Então stay tuned para o resultado do teste. 
















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...